Bem Vindos

Bem Vindos ao mundo de onde você vai precisar para o seus trabalhos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tempo e História

Clepsidra

O Tempo

 Podemos perceber e medir o tempo de várias maneiras. O tempo da natureza, por exemplo, não dependente da vontade humana humana: ele simplesmente passa é irreversível. Esse tempo pode ser percebido pelo envelhecimento das pessoas.

Diferentemente do tempo da natureza, o tempo cronológico obedece ás regras humanas. Esse tempo é dividido em unidades de medida criadas do ser humano, como segundos, minutos, horas, dias, meses, anos etc. O tempo cronológico é um produto cultural, pois foi criado pelo ser humano pode variar de uma época para outra ou em sociedades diferentes. 


O Tempo Hitórico

O tempo histórico acompanha os ritmos das transformações sociais: umas são mais rápidas, outras mais lentas. O tempo histórico não se confundecom o tempo cronológico, poi a cronologia é apenas uma ferramenta usada para organizar os fatos históricos no tempo.

Para facilitar o entendimento das  transformações e permanências sociais, o historiador françês Fernand Brauldel (1902-1985) propôs três diferentes durações do tempo histórico: a longa duração, a média duração e a curta duração.

Na longa duração, ou tempo das estruturas, as mudanças ocorrem de forma lenta, demorando séculos para se realizar.Já na média duração ou tempo das conjunturas, as mudanças ocorrem em 10, 20 ou 50 anos e geralmente podem ser percebidas ao longo da vida de uma pessoa. Há ainda, a curta duração, que é o tempo dos acontecimentos breves, que ocorrem em um curto espaço de tempo, como meses ou dias.


As diferentes durações do tempo histórico perceber as transformações sociais. Com a vitória bolcheviques, foi implantado na Rússia o sistema socialista, que significou uma raptura com a organização política e conômica do capitalismo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário